Vasco ameaçado, Paraná quase certo e mais: as chances de rebaixamento no Brasileiro

O Vasco foi à Vila Capanema na última segunda-feira esperando vencer o lanterna Paraná Clube para respirar contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O empate por 1 a 1, entretanto, só serviu para aumentar as chances de queda do clube carioca.

A informação é baseada nos números do FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN que usa uma série de combinações matemáticas para calcular as probabilidades jogo a jogo e no Brasileirão como um todo.

Rafael Galhardo lamenta durante jogo contra o Paraná (FOTO: © Getty Images)
Antes da partida, o time da colina tinha 29% de chance de rebaixamento e os cálculos projetavam que terminasse a competição com 43 pontos. O resultado que fechou a 27ª rodada, entretanto, fez crescer as possibilidades para 31%.

Se a situação do Vasco é incômoda, a do Paraná é praticamente irreversível. A equipe paranaense já tem 99% de chances de rebaixamento e projeta-se que finalize o campeonato com 26 pontos.

O Sport, penúltimo colocado, possui 88% de chance de queda. Os pernambucanos são seguidos pelo Vitória, com 49%, e a Chapecoense, com 37%. Ceará e América-MG têm cada um 30% de risco.

Veja as chances de cada clube no Brasileiro:

Campeonato Brasileiro - Chances após a 27ª rodada
Fonte: FiveThirtyEight

*A página do FiveThirtyEight, em inglês, traz toda a tabela com chances e probabilidades do Campeonato Brasileiro 2018. Para entender a metodologia utilizada, clique aqui.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.