Papagaios, araras, jabutis e quatis resgatados no Ceará são soltos em MT

Animais silvestres resgatados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Ceará, foram soltos na segunda-feira (3) em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Foram três dias de viagem.

Papagaios foram soltos (Foto: TVCA/ Reprodução)
“Considerando que Mato Grosso é uma região com uma vasta área preservada, onde os animais podem ter uma vida melhor, optamos por trazê-los do Ceará para Mato Grosso”, explicou Walber Feijó, analista ambiental e veterinário do Ibama.

De acordo com Walber, 19 papagaios e duas araras foram deixados em um espaço cercado numa fazenda em Tangará da Serra, com direito a um banquete de frutas.

“Eles ficarão três dias nesse local. O proprietário se comprometeu a continuar fornecendo alimentação até eles seguirem um rumo”, disse Walber.

Araras estão em fazenda (Foto: TVCA/ Reprodução)
Segundo Alberto Klefasz , analista ambiental do Ibama, em outra propriedade, 20 jabutis foram deixados em um espaço cercado.

“Eles vão passar por um processo de aquilatação e também tirar o estresse da viagem e posteriormente serão devolvidos na natureza”, disse.

Um casal de quatis foi solto em uma área de reserva de 10 mil hectares na mesma fazenda em que ficaram os jabutis.

Antes de serem soltos, esses animais passaram por um processo de recuperação. Eles foram apreendidos em operações e entregues ao Ibama.

De acordo com o coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Christiano Justino, muitos sofreram maus-tratos antes do resgate.

“O mais comum é cortarem as asas dos bichos para não voar. Mas o fato de colocar o animal restrito em uma gaiola pequena, colocar correntes no pés dele para ficar preso ou alimentá-lo de forma inadequada, também é considerado maus-tratos”, explicou.

Jabutis soltos em área de mata (Foto: TVCA/ Reprodução)
Além desses animais que foram soltos, outros também vão ser levados para Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, no Pantanal, e também para Barra do Garças, a 516 km da capital.

Entre eles tem um tuiuiú, 24 jabutis, 20 papagaios, uma arara, três" tartarugas, dois tracajás, 2 tucanos, um pássaro príncipe negro e um macaco.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.