Vereador em MT é cassado por usar na campanha dele santinhos com a foto do irmão que é apresentador de TV

O vereador de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, Ademar Freitas Filho, o Ademar Jajah, teve o diploma cassado por usar na campanha eleitoral dele, em 2016, fotos do irmão, Jajah Neves, que é apresentador de TV e suplente de deputado estadual, causando confusão nos eleitores.

Santinhos foram distribuídos nas eleições de 2016 (Foto: Arquivo pessoal)
O G1 não conseguiu contato com a defesa de Ademar Jajah. O irmão dele, que também foi condenado, informou que vai recorrer da decisão.

A cassação foi aprovada em segunda instância pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) por unanimidade, na quarta-feira (22). Antes disso, o juízo de primeiro grau havia julgado a ação improcedente.

Além da perda do mandato, Ademar foi condenado pela Justiça Eleitoral a ficar inelegível pelo período de oito anos.

Na mesma decisão, a Justiça condenou Jajah Neves, cujo nome verdadeiro é Ueiner Neves de Freitas, a ficar inelegível pelo mesmo período.

A decisão atende a uma representação do Ministério Público Eleitoral, que acusou Jajah e Ademar de fazerem o 'derrame de santinhos' na região central de Várzea Grande.

O MPE diz que o suplente de deputado usou a própria imagem no santinho em favor do irmão, para induzir o eleitor a erro, pensando votar em um candidato quando na verdade era outro.

De acordo com a denúncia, o objetivo era "propositadamente enganar os eleitores, ressaltando que também ficou demonstrado o abuso de poder econômico, pois foi gasto na campanha eleitoral de Ademar Jajah valor superior ao permitido pela legislação eleitoral", diz trecho da decisão.

Em 2016, os dois já haviam sido condenados a pagar R$ 50 mil cada pela fraude.

FONTE: G1 MT

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.