Suco de tamarindo diminui níveis de gordura do corpo, afirma estudo


Um estudo realizado pela Embrapa, em conjunto com a Universidade Estadual do Ceará, constatou que um suco preparado com farinha de tamarindo resultou na redução de quase 25% da taxa de triglicérides, tipo de gordura presente no sangue que, em quantidades elevadas, aumenta o risco de doenças cardíacas.

Triglicérides são a principal gordura adquirida pela alimentação. Níveis acima de 200 são considerados altos. O consumo de gordura, doces e álcool elevam esses níveis.

A pesquisa, realizada por Nédio Wurlitzer e Ana Paula Dionísio, pesquisadores da Embrapa, tinha como objetivo avaliar os impactos do uso do tamarindo no controle de distúrbios bioquímicos associados ao diabetes.

Mas o estudo trouxe uma descoberta acidental, não-relacionada ao diabetes.

Os resultados mostraram que, aqueles que consumiram suco de tamarindo, tiveram uma leve redução nos níveis de colesterol, no índice de massa corpórea - cálculo utilizado para verificar se a pessoa está no peso ideal - e redução da circunferência da cintura.

Os pesquisadores associaram esse resultado ao baixo índice glicêmico da fruta, ou seja, o tempo que esse alimento leva para aumentar os níveis de açúcar no sangue.

O estudo foi feito com mais de 160 pacientes adultos e idosos com diabetes Mellitus tipo 2, que faziam o uso de medicamentos para diminuir a quantidade de glicose no sangue, com peso adequado até leve obesidade. Metade dos pacientes tinha os níveis de açúcar no sangue controlados e a outra metade, glicemia elevada. 

O estudo foi realizado durante quatro semanas e 50% dos voluntários tomaram o suco feito com a farinha de tamarindo, enquanto os demais consumiram placebo, substância medicamentosa que não tem efeitos sobre o organismo.

Os participantes tiveram cinco encontros com os especialistas, quando recebiam a substância e passavam por consultas e exames para determinação do perfil glicêmico e níveis de gordura, averiguação sobre o consumo de alimentos e avaliação de medidas de peso, altura e circunferência de quadril e de cintura.

De acordo com a nutricionista Tatiana Uchôa Passos, responsável pela etapa da pesquisa com os pacientes no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), em Fortaleza, no Ceará, a farinha de tamarindo poderia ser utilizada em pacientes que precisam adequar apenas os níveis de triglicérides, já que nenhum medicamento distribuído pelo sistema público de saúde no Brasil atualmente tem ação específica nessa condição. Os remédios, em geral, têm ação em todos os níveis de gordura, especialmente sobre o colesterol total.

Há suposições de que o consumo da fruta poderia trazer resultados semelhantes ao suco com sua farinha diluída, mas ainda serão necessários estudos que comprovem isso. 

O tamarindo é um fruto semelhante a uma vagem, que possui polpa avermelhada e tem origem no continente africano e na Índia. Leva cerca de 245 dias para ficar maduro e apresenta uma acidez característica. No Brasil, o cultivo ocorre em quase todos os Estados, principalmente da região Nordeste.

Fonte: R7

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.