7 coisas que você come todo dia e podem te dar câncer


Diariamente, diversos alimentos passam por nossa mesa e se transformam em refeição. É um hábito comum e mantenedor de nossa sobrevivência, afinal... Sem uma boa alimentação não somos capazes de viver por muito tempo. Pensando justamente na saúde, muita gente opta por manter um alimentação mais regrada, evitando o consumo de algo muito calórico ou com tantas outras substâncias que podem nos tornar mais "fracos". Ainda assim, algo com que poucos costumam se preocupar são com os alimentos que podem nos tornar propensos ao desenvolvimento de câncer.

Acredite, muitos são os alimentos com essa capacidade... Seja por conterem algum tipo de substância química que nos faz mal, ou simplesmente porque o consumo a longo prazo vai propiciando o desenvolvimento de células cancerosas. Bem, foi pensando nisso que nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 coisas que você come todo dia e podem te dar câncer. Dá uma olhada!

1 - Álcool

Uma pesquisa contou com a ajuda de mais de 200 mil mulheres com diversos estilos de vida, e depois de já terem passado pela menopausa. Grande parte delas era adepta de consumir pelo menos uma dose de bebida alcoólica por dia. Após a conclusão dos estudos, foi possível perceber que houve um aumento de 30% em taxas de câncer de mama, quando comparado com aquelas que não tinham tal hábito.
Apenas para que você tenha noção, estudos comprovam que o álcool é o segundo principal motivo para o desenvolvimento de câncer, perdendo apenas para o tabaco. Mas vale lembrar que isso se aplica em casos de consumo excessivo. Quando consumido moderadamente, pode até ser saudável para nosso organismo.

2 - Carne vermelha

Segundo estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos, o consumo de carne vermelha pode fazer com que a pessoa fique propensa ao desenvolvimento de câncer no intestino. Um estudo analisou cerca de 150 mil pessoas durante alguns anos. Ao término da pesquisa, foi possível comprovar que o consumo desse tipo de carne a longo prazo, aumentou as incidências de câncer no intestino.
Enquanto isso, o consumo de aves e peixes pareceu atuar de forma protetora no organismo. Bem, se você é um grande adepto desse tipo de alimento, não precisa parar de consumi-lo. Basta diminuir a quantidade, e a frequência de vezes que come.

3 - Farinha refinada

A farinha refinada é aquela branca, que mais parece um pó e está presente em uma vasta quantidade de alimentos processados. O perigo que aí mora, está justamente na quantidade excessiva de hidratos de carbono presentes em sua composição. Apenas para que você tenha ideia, o consumo frequente desse tipo de alimento pode indicar o aumento em cerca de 220% de casos de câncer de mama em mulheres.
Também apresenta altos teores de índices glicêmicos. Dessa forma, faz com que os níveis de açúcar em nosso sangue aumentem rapidamente... Alimentando o possível crescimento de células cancerosas.

4 - Açúcar refinado

Bem, dizer que o açúcar refinado é perigoso, não seria novidade para ninguém. O grande problema é que, se consumido em excesso, torna propenso a aumentar a insulina e certas células cancerosas no corpo humano. O mais adequado éter cuidado com aqueles alimentos que são ricos em frutose, a exemplo do xarope de milho.
Os biscoitos recheados, bolos, alguns molhos, tortas, dentre outros alimentos, possuem alto teor desse tipo de substância. Sempre tenha cuidado e evite excessos!

5 - Adoçantes artificiais

Se o próprio açúcar refinado faz mal, imagine os adoçantes artificiais! Esse é o tipo composto muito utilizado por pessoas que tem diabetes ou que pretendem perder peso, visto que acreditam que é algo que menos afeta a boa saúde. No entanto, vale lembrar que esse tipo de adoçante pode levar ao desenvolvimento de alguns problemas, como os gastrointestinais.
Como se não bastasse, em sua composição ainda é possível encontrar o DKP (Diketopiperazine). Assim que é metabolizado por nosso organismo, é capaz de produzir substâncias que causam tumores cerebrais e levar ao desenvolvimento de um câncer.

6 - Pipoca de microondas

Bem, talvez esta também não seja uma grande novidade. Embora sejam extremamente convenientes e fáceis de fazer, o saco que envolve a pipoca de microondas é revestido com determinadas substâncias químicas capazes de nos fazer muito mal. Nele é possível encontrar ácido perfluorooctanoico (PFOA), que segundo a Universidade da Califórnia, está relacionado com a infertilidade feminina.
Da mesma forma, na pipoca em si, é possível encontrar conservantes e outros ingredientes capazes de nos trazer problemas estomacais e erupções cutâneas. Em alguns casos, também é possível encontrar gordura TRANS, dependendo do fabricante. Mais uma vez: Cuidado com o excesso.

7 - Café

Bem, o nosso tão querido cafezinho de cada dia, é algo que sempre gera conflitos entre pesquisadores. Sempre há aqueles que dizem que ele faz muito mal, enquanto também existem os que afirmam que ele faz bem. Durante algum tempo houve a especulação de que o café poderia conter substâncias que nos tornam propensos ao desenvolvimento de câncer. Embora ainda sejam necessários mais estudos, a conclusão foi de que ele apenas representa riscos quando consumido muito quente... Por aqueles que costumam tomar mais de 2 xícaras por dia.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.