Em média 4 pessoas desaparecem por dia em Mato Grosso, diz estudo

Cerca de quatro pessoas desaparecem por dia em Mato Grosso, segundo levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2016, 1.869 pessoas sumiram no estado, entre elas mais de 400 adolescentes. No ano anterior, 2015, esse número foi de 1.304.

Agrônomo Éder Tadeu Maciel da Costa, de 29 anos, sumiu após deixar ‘sinais’ em uma lavoura em Água Boa (Foto: Arquivo Pessoal)
De acordo com a delegada Silvia Virgínia Ferrari, da Delegacia Especializada de Proteção a Pessoa (DHPP), os motivos para os desaparecimentos são diversos. Alguns estão ligados a algum crime. Segundo ela, muitos desaparecidos são usuários de drogas.

"Às vezes, eles utilizam um carro para vender. Em outros casos, os desaparecidos são usuários de drogas", afirmou.

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) revelam que em 2016 mais de 400 adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos, desapareceram em Mato Grosso.

Muitas vezes, a Polícia Civil utiliza as redes sociais para divulgar as fotos dos desaparecidos, mas ainda enfrenta dificuldades na resolução dos casos. A delegada pede que as pessoas que observarem algo suspeito na conduta de alguém próximo avise a polícia sobre que está acontecendo.

"Tem que ficar de olho na conduta de alguém que está próximo e, se tiver algo suspeito, nós pedimos que ligue para a polícia", disse Silvia.

A Polícia Judiciária Civil afirma que a maioria dos desaparecidos é do sexo masculino e tem entre 18 e 64 anos.

Na Delegacia Especializada de Proteção a Pessoa, que investiga os desaparecimentos, são registradas mais de 50 ocorrências de desaparecimento por mês.

Fonte: G1 MT

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.