Como é a vida na visão desses 7 animais?



Não é novidade dizer que os animais possuem uma percepção visual diferente da nossa. Existem aqueles com capacidade de visão inferior ou superior, dependendo apenas de como seus globos oculares processam a luz do ambiente. No caso dos seres humanos, possuímos 3 tipos de fotorreceptores. Também conhecidos como células de cone, são responsáveis por nos dar sensibilidade para enxergar as cores.



Existem animais que, pela constante prática de caça, desenvolveram habilidades únicas ao longo do tempo. É o que acontece principalmente no caso das aves de rapina. Bom, pensando em toda essa diferença visual, relatamos abaixo como é a vida na visão desses 7 animais... Confere aí!


1 - Águia

As águias, assim como outras aves de rapina, tem uma visão cerca de 5 vezes melhor do que os humanos. Acha que é pouco? Não para tudo que são capazes de enxergar. Apenas para que você tenha ideia, se tivéssemos olhos de águia, seríamos capazes de ver uma formiga estando em cima de um prédio de 10 andares.
Existem duas características oculares nas águias que lhes proporcionam visão mais nítida. Uma delas faz com que essas aves tenham a retina densamente revestida por células detectoras de luz, fazendo com que enxerguem detalhes muito melhor que nós. A outra faz com que os olhos delas funcionem como uma lente teleobjetiva, fazendo com que seu campo de visão seja bem mais amplo. Também são capazes de enxergar mais cores.

2 - Cão

Os cães possuem a visão inferior à humana. Seus cones, que são as células responsáveis pelo reconhecimento de cores, conseguem captar principalmente as luzes amarelas e o azul ultra-violeta. Portanto, a gama de cores que eles são capazes de enxergar, é bem mais baixa do que a nossa.

3 - Gato

Os gatos são dicromatas, possuindo apenas dois tipos de cones em suas retinas. Segundo os especialistas, esses animais possuem a visão semelhante a um humano que possui daltonismo, enxergando o verde e o vermelho. No entanto, possuem a visão bastante embaçada durante o dia, e passam a enxergar melhor à medida que escurece.

4 - Cascavel

Assim como outras cobras, a cascavel possui uma visão de cores em baixa resolução e sofre uma gradativa melhora assim que escurece. O que a diferencia das outras é sua capacidade me detectar luzes infravermelhas. Assim como a víboras, píton e a boa, essas serpentes possuem alguns sensores especiais, que se caracterizam por um par de furos em cada lado da cabeça, entre a narina e o olho.
Ali está presente uma membrana bastante fina que é capaz de detectar calor, transformando sinais de luz infravermelha em sinais nervosos. Desta forma, o cérebro da cascavel é capaz de misturar o que seus olhos veem, com a imagem térmica da presa. É algo parecido com o que uma câmera infravermelha é capaz de fazer.

5 - Camaleão

Ao contrário do que podemos imaginar, um camaleão não possui a visão tão diferente assim da nossa. Uma das principais diferenças é, na verdade, bem perceptível. Eles possuem a capacidade de controlar os olhos individualmente. Isso faz com que possam se concentrar em duas coisas diferentes ao mesmo tempo. Enquanto pode ser algo bem estranho para nós, o cérebro deles é adaptado para esse tipo de visão, o que lhes possibilita identificar rapidamente presas e predadores.

6 - Mosca

De forma diferente do que imaginamos, as moscas não tem uma visão muito boa, no entanto, possuem uma grande vantagem. Elas possuem cerca de 4 mil lentes para cada olho. Funcionam de forma independente, como se cada uma fosse um "mini-olho" enxergando por conta própria. Desta forma, as moscas possuem uma percepção de movimento muito melhor que a nossa.
É por isso que é tão difícil acertar uma delas. Por incrível que pareça, elas são capazes de enxergar o que acontece atrás, fazendo com que vejam sua mão se aproximando e dê tempo de desviar. Mesmo que não consigam determinar o que se aproxima, conseguem distinguir esse movimento.

7 - Coruja

As corujas possuem hábitos noturnos, fazendo com que sua visão seja perfeita mesmo nas noites mais escuras e sem nenhum tipo de iluminação. Suas córneas são maiores e mais alargadas, permitindo maior captura de luz, fazendo com que sejam capazes de avistar sua presa mesmo com uma grande distância. Seus olhos são pouco maiores que os dos humanos e cerca de 2,2 vezes maiores que a de pássaros com o mesmo porte.


Fonte: FATOS DESCONHECIDOS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.