Prouni do 1º semestre vai oferecer 214.110 bolsas no ensino superior

O ministério da Educação vai oferecer 214.110 bolsas de estudo na rede privada de ensino superior na primeira edição de 2017 do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições serão abertas à 0h desta terça-feira (31) e seguem até as 23h59 do dia 3 de fevereiro, pelo horário de Brasília.

Os estudantes devem se inscrever pelo site http://siteprouni.mec.gov.br. Lá, é possível fazer a consulta de bolsas, filtrando por curso, instituição ou município. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro.

O número de bolsas desta edição é o maior desde a criação do programa, em 2004, e representa crescimento de, aproximadamente, 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas.

Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade.

Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores do magistério da rede pública de ensino que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.

Os alunos que não contemplados pelo Prouni, podem recorrer ao Financiamento Estudantil Fies.

Veja o calendário:

Financiamento Estudantil (Fies)


  • Inscrições: 7 a 10 de fevereiro
  • Para que serve: Sistema on-line que reúne vagas de financiamento estudantil em cursos de graduação em universidades particulares.
  • Como funciona: Os estudantes que já estão matriculados em cursos de instituições participantes podem pleitear um contrato de financiamento estudantil custeado pelo governo federal.
  • Número de vagas: Ainda não foi divulgado pelo MEC. O ministro da Educação, Mendonça Filho, porém, garantiu que o número de novos contratos do Fies no ano de 2017 deverá ser pelo menos o mesmo que em 2016.


Dúvidas

O MEC orienta se o candidato tiver dificuldades para se inscrever deve ligar para o 0800-616161.

Fonte: G1
Tecnologia do Blogger.