Com 12 veículos para 141 cidades, MT compra 5 carros para recolher corpos

Com uma frota de apenas 12 veículos para atender os 141 municípios de Mato Grosso, o governo estadual anunciou a compra de novos cinco veículos para transporte de corpos, popularmente chamados de 'rabecões'. O contrato foi assinado entre a Secretaria de Segurança Pública Estadual (Sesp) com a empresa Ubermac. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 27 de janeiro.

Mato Grosso tem 12 rabecões para atender 141 cidades; governo publicou compra de 5 novos carros para recolher corpos (Foto: Assessoria/Politec-MT)
De acordo com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), atualmente existem 16 veículos adaptados para transporte de cadáveres em Mato Grosso. Desses, 12 estão em funcionamento e quatro estão parados. Dos quatro, dois tiveram perda total e dois estão em manutenção. Em Cuiabá, apenas dois rabecões estão em funcionamento e são usados pelo governo.

Conforme o contrato, o valor total da compra é de R$ 902.550 mil. Os veículos são usados para recolher corpos de vítimas de mortes violentas ou suspeitas, além de locais de crime, vítimas de acidentes ou pessoas que morreram em hospitais. Em algumas situações, onde os municípios são mais afastados ou com dificuldade de acesso, as próprias funerárias das regiões fazem o trabalho de transporte dos corpos.

Ainda segundo a Politec, dos cinco novos veículos adquiridos, dois devem ficar em Cuiabá e outros três serão enviados para cidades no interior mato-grossense.

Fonte: G1 MT
Tecnologia do Blogger.